terça-feira, 10 de agosto de 2010

Rolha ecológica

Uma campanha está sendo lançada em defesa das rolhas de cortiça. Diferente dos demais esse projeto está fazendo diferença em algo de grande relevância: o meio ambiente.
São 13 bilhões de rolhas são utilizadas por ano em todo mundo, segundo a Cork Quality Council, e apenas um terço é reciclado. Existem quantidades suficiente de rolhas de cortiça já usadas para tampar cada garrafa de vinho consumido nos EUA durante os próximos 100 anos. A idéia é que os consumidores levem suas rolhas usadas para as lojas e que de lá, elas sejam encaminhadas para as fábricas, onde serão moídas e misturadas a papéis de jornal e se transformarão em caixas de transporte de vinho e para fazer o programa dar certo há parcerias com vinícolas, lojas da região e com as fábricas da própria cortiça.
Como a rolha fica contaminada assim que a sua garrafa é aberta, ela não pode ser reutilizada em outros frascos, mesmo depois de passar por um processo de reciclagem. No entanto a cortiça pode ter uma série de outras utilidades, como na fabricação de sapatos e embalagens, entre outras coisas. Apesar das tampas de plástico e de alumínio serem mais baratas, a maioria dos enólogos ainda utiliza a cortiça. Segundo o proprietário da vinicola Sokol Blosser, isso acontece por ela ser renovável, sustentável e ainda uma fonte de renda para pessoas da região do Mediterrâneo, onde os sobreiros crescem. "É um dos poucos recursos renováveis que temos disponíveis na indústria do vinho", disse ele. 


Fonte: Revista Adega

Nenhum comentário: