sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Decanter elogia vinhos Brasileiros

“As vinícolas do sul do Brasil estão cheias de agradáveis surpresas”. A afirmação (no original, “Brazil’s southern vineyards are full of pleasant surprises”) é de Steven Spurrier, famoso crítico britânico, em sua coluna da edição de agosto da revista Decanter, a mais prestigiada publicação de vinhos do mundo. Spurrier ficou conhecido pelo histórico Julgamento de Paris, realizado em 1976, numa degustação às cegas comparando os vinhos californianos aos melhores exemplares franceses de Bordeaux e Borgonha. Esta degustação, com nove jurados franceses, surpreendeu a todos a dar o primeiro lugar a um vinho californiano, marcando uma explosão de confiança nos vinhos do Novo Mundo.
           O comentário positivo aos vinhos brasileiros veio após Steven Spurrier degustar os produtos de nove vinícolas (Aurora, Casa Valduga, Irmãos Basso, Lidio Carraro, Miolo, Piagentini, Pizzato, Rio Sol e Salton) presentes na 30ª London International Wine Fair, realizada de 18 a 20 de junho deste ano, à beira do rio Tâmisa, em Londres. As empresas participaram da feira londrina reunidas em um estande coletivo do projeto Wines From Brazil, realizado pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). No dia 18 de junho, Spurrier passou de balcão em balcão degustando os produtos das vinícolas brasileiras na London Wine Fair. No dia seguinte, ele voltou para provar mais vinhos brasileiros.
          Segundo a gerente de Exportação do projeto Wines From Brazil, Andreia Gentilini Milan, Spurrier parabenizou as vinícolas brasileiras pela “crescente evolução dos vinhos”. Em entrevista no estande Wines From Brazil, o famoso crítico britânico revelou que gostou especialmente dos vinhos Tannat Reserva 2005, da Pizzato, e do Cabernet Franc 2007, da Salton. “Estou muito impressionado com estes vinhos, principalmente porque não são muito alcoólicos (13,2% e 13,3%, respectivamente), o que revela melhor a fruta no caso de rótulos jovens”, comentou. “Se fossem mais alcoólicos, os vinhos perderiam esta fruta. Acho que o Brasil deve continuar neste caminho de elaborar vinhos em uma faixa moderada de álcool, de 12% a 13,5%”, acrescentou.
         Spurrier ainda disse que os vinhos brasileiros são muito gastronômicos. “São vinhos com a proposta de acompanhar comida”, atestou. O crítico destacou o frescor dos vinhos brancos, sobretudo da cepa Chardonnay, e a qualidade dos espumantes. “Observei uma boa constância de qualidade em todos os produtos brasileiros”, afirmou. Andreia Gentilini Milan comemorou a atenção dispensada por Spurrier aos vinhos brasileiros. “Eles fez questão de degustar todos os produtos e elogiar a qualidade verificada nos vinhos apreciados”, salientou.

Fonte: Ibravin

2 comentários:

Alexandre disse...

Olá!

Você sabe qual Cabernet Franc é este da Salton!?

Um abraço!

Alexandre Takei
http://www.etilicasnotas.blogspot.com

Roberto Fontaneda disse...

Olá Alexandre, o vinho é o Salton Series - Cabernet Franc, segue o link http://www.salton.com.br/novo/produtosDet.aspx?id=22&pg=produtos

Abs