terça-feira, 17 de agosto de 2010

Água e Vinho

Sempre vemos a água como acompanhante do vinho, mas por quê ? Qual o papel dela junto ao protagonista da história. O álcool contido no vinho tem propriedades diuréticas, provocando a eliminação da água do organismo, quebrando o "balanço de líquidos do corpo", causa da dor de cabeça e da ressaca. A água tem o papel de reidratar o corpo durante essa perda causada pelo álcool.
Ao recebermos os convidados em casa (assim também faz o garçom) primeiro servimos a água e depois o vinho. Na montagem da mesa, haverá dois copos, um maior para a água e outro para o vinho.
Algumas dicas importantes:
.
- Não servir água muito gelada, pois ela adormecerá as papilas gustativas, atrapalhando que o vinho seja saboreado em sua plenitude.
- Não colocar gelo no copo.
- Vinhos brancos e tintos leves combinam com água sem gás e vinhos tintos encorpados podem ser acompanhados de água com gás, pois ela potencializa os taninos.
- Espumantes vão bem com os dois tipos de água. Os vinhos licorosos pedem água sem gás, mas experimentá-los acompanhados por água com gás pode ser interessante.

Nenhum comentário: