sexta-feira, 20 de março de 2009

As Nomenclaturas

Para aqueles que tem dúvida vamos explicar o "cargo" de cada um:

Enólogo - O Pai da Criança
O Enólogo trabalha na vinícola e é responsável por todas as decisões de produção do vinho: escolha do local do vinhedo, métodos de irrigação, escolha das mudas, da melhor hora para plantar, para podar, para colher. Define as técnicas de vinificação, os cortes, o tempo de amadurecimento e a hora de colocar o vinho no mercado. São muitas as decisões importantes que ele (ou ela!) precisa tomar durante todo o processo de produção e como estas decisões são cruciais para o resultado final. Todos os vinhos que colocamos em nossas taças são fruto deste árduo trabalho. Aplausos calorosos para os Enólogos.
Enófilos
Somos todos nós, que gostamos de vinhos, que frequentamos feiras e apresentações de vinhos, que fazemos anotações sobre os vinhos que tomamos, que frequentamos confrarias ou encontros de vinhos, enófilos com diferentes níveis de conhecimento sobre vinhos. Nós somos enófilos e você também é embora nem soubesse disso.
Um comentário muito inteligente diz que "Enólogo é o cara que diante do vinho toma decisões, e Enófilo é aquele que, diante das decisões toma vinho" (de Luiz Groff).
Sommelier
Já que estamos falando dos personagens do vinho, precisamos ainda apresentar o Sommelier. Ele é o soldado do vinho. Não raramente é um garçom talentoso para o assunto que estudou e se especializou. O sommelier trabalha em restaurantes e lojas de vinhos, orientando os clientes a respeito da melhor escolha para acompanhar os alimentos escolhidos. Aqui cabe uma observação: a medicina já provou que as mulheres têm o aparelho olfativo melhor do que o dos homens, sendo assim, o futuro das mulheres é ocupar cada vez mais lugar no mundo dos vinhos, seja como Enólogas, Sommeliers ou simplesmente Enófilas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, Boa noite,

Visualizei o seu blog pela primeira vez e achei muito interessante.

Gostaria de pedir se poderia colocar o link do meu blog no seu site: http://do-nariz-a-boca.blogspot.com/

Quando colocar pedimos que envie um mail para o contacto que está no nosso blog..

Abraços