terça-feira, 31 de março de 2009

JEREZ

Ahhh Jerez, quem nunca experimentou um Jerez não pode se considerar uma pessoal feliz, enologicamente falando (se é que isso existe). Lembro-me que desde muito tempo conheço o Jerez, pois minha descêndencia Espanhola me permitiu isso, porém nunca havia me interessado pelo mesmo, apenas degustava, achava maravilhoso e pronto. A duas semanas ganhei uma garrafa de um Jerez Antique da Bodega Rey Fernando de Castilla da uva Pedro Ximenes. Decidi procurar mais sobre o tema e entender mais sobre este néctar, quais os tipos, envelhecimento tipo de uvas etc. Vamos ao que encontrei : O Jerez é um vinho "Fortificado", ou seja, vinhos que recebem aguardente vínica , tornando-se mais alcoólicos e, portanto, mais "fortes" ou fortificados. Dependendo do tipo, ele pode ser servido como aperitivo, acompanha alimentos que só ele pode complementar e casa magnificamente com sobremesas as mais variadas. As uvas permitidas para o Jerez são : Palomino(90%), Pedro Ximénez, Mantuo, Albillo e Cañocaza, e a região permitida é a dos municípois de Jerez de La Frontera, El Puerto de Santa Maria, Sanlúcar de Barrameda, Chipiona, Trebujena, Rota, Puerto Real, Chiclana de la Frontera e alguns bairros de Lebrija, dentro da Província de Cádiz. Os tipos de Jerez são :
Fino : Cor de ouro palha, pálido. Aroma pronunciado mas ao mesmo tempo delicado, lembrando amêndoas. Ligeiro, seco e pouco ácido. Graduação alcoólica entre 15,5 e 17 graus.
Amontillado :Cor âmbar, aroma mais atenuado, de avelãs. Suave e pleno ao paladar, seco. Graduação alcoólica entre 16 a 18 graus.
Oloroso :Cor escura, muito aromático. Corpo pronunciado, denso, aromas a nozes, variando do tipo seco até o doce. Graduação alcoólica entre 18 a 20 graus.
Palo Cortado :Intermediário entre os dois anteriores, com aroma de Amontillado e paladar de Oloroso. Raro de ser encontrado.
Pedro Ximenez :Feito com a uva de mesmo nome, é um vinho espesso, aromático e extremamente doce, agradecendo o envelhecimento.
Moscatel :Também doce, feito com a uva de mesmo nome. É raro, apresentando cor escura e aromas primários da uva que lhe dá o nome.
La Manzanilla :Teoricamente é do mesmo tipo do Fino, porém produzido na cidade de Sanlúcar de Barrameda, próximo ao mar. É um vinho muito pálido e aromático, ligeiro, seco e pouco ácido, sendo o mais ligeiro dos tipos de Jerez. É ainda um dos raríssimos tipos de vinho onde, talvez pela ação das brisas marítimas, um ligeiro toque salgado lhe seja incorporado. Cream :Sempre feito da combinação de um vinho oloroso com parte de Pedro Ximenez. Normalmente suave, aromático e ligeiramente doce. Feito principalmente para agradar ao paladar inglês, servindo como aperitivo mas também para depois da comida.
Para saber mais : ABS-SP e Academia do Vinho.
Fonte: ABS-SP

Nenhum comentário: