sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Coalhada Seca


Sempre adorei a culinária Árabe, principalmente o antepasto: Homus, babaganuche, coalhada seca, entre outros e resolvi tentar fazer em casa algumas delas. Comecei pela coalhada seca...hummm que delícia, já tinha tentado fazer uma vez do jeito que minha mãe me explicou mas não deu certo, o leite não coalhou e ficou horrível pois depois de tentar escorrer não sobrou nada. Desta vez peguei várias maneiras de fazer na Internet e eis os resultados:
1 - Há nos supermercados um potinho tipo esses de iogurte só que de coalhada, então é só colocar essa coalhada em uma terrina e deixar escorrendo por 12 horas. Resultado: é pratico mas não fica lá essas coisas.

2 - Fazer o mesmo processo usando somente o iogurte. Resultado : não tem nada haver com coalhada seca.

3- Ferver 1 litro de leite e esperar amornar, o ponto é quando você conseguir colocar o dedo no leite por 10 segundos. Feito isso adicione 1 pote de iogurte integral e misture bem. Guarde em uma vasilha com tampa dentro do forno envolto em um pano de prato ou até mesmo um cobertor por 12 horas. Ao retirar do forno você terá a coalhada que deverá ir para um coador tipo de esses de café ou um tecido com a trama bem fininha para escorrer somente o soro. (Eu uso um coador de inox que para coar óleo). Escorrer por 12 horas. Pronto e só por sal a gosto e umas folhinhas de hortelã. Resultado: Trabalhoso e demorado, mas vale cada minuto. A consistência fica perfeita e o sabor incomparável aos outros "métodos". Se quiser inventar pode adicionar outros temperos na coalhada seca, algo como orégano, mostarda, molho inglês e por ai vai, mas eu prefiro a tradicional mesmo. Aliás este "método" é aquele que minha mãe ensinou tempos atrás, só que desta vez o iogurte não estava gelado. Vou levar hoje para o pessoal da confraria provar e mais outro antepasto de pimentão que passo a receita no próximo post.

Um comentário:

CASA DE ABRAHAO disse...

Seria demais pedir que voce indicasse vinhos que se harmonizem com o trio: Babaganuche, Humus e coalhada seca? Obrigado!(e parabéns,o terceiro método é o melhor jeito de se produzir coalhada seca)abs