segunda-feira, 15 de março de 2010

Portugal será a nova sensação ... parte II

          A leste é o Ribatejo, um gigante (para Portugal), denominação que recentemente foi renomeada para Tejo (do rio Tejo que domina esta denominação), esta região está em estado de mudança. . É uma das regiões mais dinâmicas de Portugal, mas que ainda está encontrando seu foco com os produtores que continuam a experimentar variedades internacionais, ao mesmo tempo explorando a profundidade do seu próprio material genético. . É necessário algum tempo para ver como tudo treme aqui, mas não há dúvida de que alguns grandes vinhos serão feitos aqui, tanto o novo como o antigo. Ainda mais a leste está o Alentejo, que ostenta a menor percentagem de terras vitícolas de qualquer das províncias Portuguesa e com o clima quente e seco torna a agricultura bastante fácil, permitindo praticar preços muito razoáveis e honestos,e os vinhos são bem frutados. Houve experiências significativas aqui com algumas das variedades internacionais, mas quase sempre como mistura de uvas e quase sempre em um papel de apoio.
                    
          Entre Lisboa e o Alentejo encontra-se  o Terras do Sado, com duas denominações, Palmela e Setúbal. Em Palmela é feito um dos grandes vinhos de Portugal com a variedade indígena conhecida como Perquita, mas eles têm de compartilhar a província com um dos outros tesouros de Portugal: Setúbal. Quando se pensa em Portugal, logo se pensa em vinhos de sobremesa, do Porto em particular, mas que não é o único, a  moscatel de Setúbal é outra das delícias doces de Portugal, algo semelhante a um xerez, o moscatel de Setúbal é complexo, digno de idade e raras garrafas, tornando-a ideal para os amantes do vinho mais aventureiros. Completando o levantamento das províncias do continente há ainda o Algarve, que ocupa toda a sua costa sul. Não são muitos os vinhos do Algarve, a maioria é consumida nos melhores resorts do litoral. Estes não são os vinhos particularmente notável, mas são o acompanhamento perfeito para a culinária local, bem como os vinhos dos Açores.
           A denominação final em Portugal é a Madeira. Uma ilha com cerca de 900 Km ao largo da costa de África, a Madeira é levada pelo vento.  Os vinhos feitos em Madeira partem da lendana qual séculos atrás, foi descoberto que o vinho saiu como o lastro de um navio em uma viagem trans-atlântica (ou dois), o vinho suavizou e se tornou sublimemente aromático e complexo durante esta viagem. Os métodos atuais de produção na Madeira tentam imitar esse procedimento pelo aquecimento do vinho. Os resultados são de fato incomuns, mas são imensamente atraentes e digna de ser a última parada de nossa turnê.
           Depois de tudo isso explorando, parece que é hora de degustação, e posso dizer que eu estou ansioso para explorar tudo o que Portugal tem para oferecer !


Fonte: Snooth



Nenhum comentário: