sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Espumante Brasileiro faz Sucesso na Holanda

Ministério das Relações Exteriores (MRE), via Itamaraty e Embaixada do Brasil em Haia, levou seis vinícolas (Aurora, Casa Valduga, Cordelier, Garibaldi, Miolo e Piagentini) do projeto Wines of Brasil, realizado pelo Ibravin e pela Apex-Brasil, para o festival de verão “Bubbles on the Beach”, com a presença de 15 importadores

Dois importadores holandeses estão interessados em comprar espumantes brasileiros. A informação é da Embaixada do Brasil em Haia, na Holanda. O interesse surgiu depois que o Ministério das Relações Exteriores (MRE) levou espumantes de seis vinícolas brasileiras para o festival de verão “Bubbles on the Beach” (Bolhas na Praia), realizado no final de agosto no restaurante Mango’s, na cidade balneária de Zandvoort.

Em parceria com o projeto Wines of Brasil, realizado pelo Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e pela Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), o MRE, via Itamaraty e Embaixada do Brasil em Haia, participou do evento com produtos da Aurora (Aurora Chardonnay Brut), Casa Valduga (Casa Valduga Moscatel Premium), Cordelier (Cordelier Espumante Brut), Garibaldi (Garibaldi Moscatel), Miolo (Miolo Brut Millésime) e Piagentini (Boutique Prosecco).

“Os convidados ficaram surpresos com o fato de o Brasil elaborar espumantes com a qualidade dos produtos presentes no festival”, afirma o representante da Embaixada do Brasil na Holanda, Ivens Signorini. O resultado é que a Taste & Tintles, importadora especializada em espumantes de todo o mundo, se interessou em comercializar na Holanda os espumantes Millésime (Miolo), Cordelier Brut (Cordelier) e Boutique Prosecco (Piangentini). Já a Rode Bubbles solicitou amostras de espumantes rosé de todas as vinícolas brasileiras para escolher um produto que represente o Brasil.

O festival “Bubbles on the Beach” contou com a participação de cerca de 150 convidados, que degustaram 71 tipos diferentes de espumantes (champagnes, cavas, prosecos etc) provenientes de 15 países. A primeira participação brasileira na degustação promovida pela maior revista de profissionais de vinhos dos Países Baixos – a Perswijn – ocorreu no último dia 29 de agosto.Het is het enige, van oorsprong Nederlandse wijntijdschrift dat zich richt op de consument. “Tivemos a presença de 15 importadores holandeses”, conta Pedro Paulo d'Escragnolle-Taunay, chefe da Divisão de Operações de Promoção Comercial da Embaixada do Brasil na Holanda.

Em 2009, o consumo de espumantes aumentou 49% na Holanda. “Há um interesse crescente por espumantes na Holanda”, comenta a gerente de Promoção Comercial do Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan, agradecendo a oportunidade oferecida pelo Ministério das Relações Exteriores. “O MRE e a Embaixada do Brasil em Haia tem sido grandes parceiros do vinho brasileiro”, diz Andreia, lembrando que, no início do ano [24 de março], foi realizada uma degustação com nove vinícolas em uma churrascaria brasileira em Haia.

No ano passado [1º de abril], outra degustação de vinhos verde-amarelos ocorreu na capital holandesa, na residência do embaixador brasileiro nos Países Baixos, José Artur Denot Medeiros. Nos dois eventos, a Embaixada do Brasil em Haia se encarregou de convidar jornalistas, importadores e sommeliers holandeses.

Fonte: Ibravin

Nenhum comentário: