segunda-feira, 26 de julho de 2010

Aumenta o consumo de vinho em casa

A crise fez com que o consumo mundial de vinhos e bebidas no geral sofresse algumas mudanças. Aparentemente, muitas pessoas estão procurando sair menos para economizar mais. Isso tem formado um novo cenário no consumo de vinhos: a bebida tem sido comprada para ser consumida em casa. Nos Estados Unidos, um estudo recente realizado pelo grupo Mintel mostrou que cerca de 90% dos norte-americanos consomem álcool.  Desse número, 70% são acostumados a beber fora de casa.  O consumo de vinhos, no entanto, tem ficado na contra-mão desse fluxo. De acordo com a pesquisa, cerca de 67% dos consumidores de vinho dos EUA preferem consumir a bebida em suas casas.
Essa tendência também se mostrou em outros países, como Itália, Áustria e Reino Unido. Neste último, um estudo feito pelo grupo Wine Intelligence mostrou que os consumidores do país tem feito parecido com os norte-americanos. Entretanto, os compradores de vinhos britânicos parecem ser um pouco mais radicais. Eles escolhem ir menos a bares e restaurantes, para poder gastar mais em um vinho para beber em casa. Cerca de 30% dos consumidores do Reino Unido gasta mais de seis euros por garrafa, valor 16% acima da média dos EUA. Nessa mesma direção está a Austrália. Estima-se que o gasto dos australianos em vinhos para beber em suas casas fica entre 8,5 e 10 euros.
A Espanha também assistiu um crescimento do consumo de vinhos em seus lares, nos últimos quatro meses. Os espanhóis estão comprando cerca de 2,3% a mais da bebida para consumir em suas casas. 

Fonte: Revista Adega

Nenhum comentário: