quarta-feira, 26 de maio de 2010

Vinho Tinto com Peixe ?

Você já ouviu falar da sabedoria herdada: "Beba vinho branco com frutos do mar." Como maioria das diretrizes básicas para o vinho ele é bem-intencionada, mas por que você deve quebrá-la ? Porque a variedade e o campo disponível, principalmente no vinho tinto é tão grande e diversificada que vale a pena tenatr novas descobertas.
É sabido que muito tanino e baixa acidez em alguns vinhos tintos fazem uma harmonização muito pobre (e muitas vezes com sabor metálico) devido os óleos encontrados em abundância em pratos de marisco. A regra ainda pegou um pouco de evidência científica do ano passado, quando uma equipe de pesquisadores japoneses descobriu que o elevado teor de ferro de vinho tinto agrava o 'peixinho' sabor das vieiras.


Porém conhecer a fundo a regra, no entanto, apenas lhe dá todas as munições quebrar com ele preconceitos. Aqui estão alguns tintos para testar no seu jantar de marisco:

1.) Pinot Noir
Elegante, corpo leve, o Pinot Noir é um grande apelo para o salmão grelhado ou cozido simples. Esta é uma oportunidade perfeita para harmonização. E abrir um Pinot do Oregon com algo doce capturado no noroeste do Pacífico chega a ser deleite dos deuses.

2.) Barbera
Com acidez refrescante, taninos complexos notas de frutos-e-terra é muito macio. Barbera é uma excelente combinação para a carne do atum. 

3.) Syrah
Sirva com peixe skate (ou Arraia) - carne com sabor suave e cor viva com um meio-rosado.

4.) Rioja
Aqui está uma boa oportunidade para considerar a região do vinho, e depois comer como um local. A próxima vez que você comer uma paella, vá direto para Rioja.

5.) Beaujolais
Leve e cheio de frutos alegre, Beaujolais é geralmente uma seleção muito amigável  para o alimento,  e uma ótima maneira de atrair partidários de vinho branco a atravessar a escuridão. Experimente servi-lo ao ar livre com atum, rico e bem recheados ou salmão selvagem.

Fonte : Snooth

Nenhum comentário: